Como é do conhecimento de todos, recorremos à DGERT em Março de 2017 para tentar resolver a questão da Revisão Salarial 2017, tendo por base a inexistência de qualquer atualização desde 2008.
Começámos por requerer a Conciliação que por total ausência de desenvolvimentos por parte da SPdH, culminou em 8 de Novembro 2017, na Mediação.

Em resultado do nosso requerimento de Mediação, a SPdH transmitiu desde logo, que iria requerer a mesma também.

Cumpridos os trâmites legais e administrativos deste mecanismo de resolução de conflitos coletivos de trabalho, a DGERT comunicou-nos o resultado do que entende ser a solução para esta situação, da seguinte forma:

  1. Aumentos Salariais conforme pré-acordo existente;
  2. Aumento do Subsídio de Refeição conforme pré-acordo existente, i.e. em 5% (0,29€/dia);
  3. Pagamento de uma Anuidade (referente a 2011) com efeitos a 1 de Janeiro de 2018.

Nestes moldes, e perante o fato de não ser possível recuperar qualquer Anuidade por recurso aos Tribunais, como sempre dissemos, (pelo que factualmente se conhece da jurisprudência, até muito recentemente), entendemos, por agora,
que estão reunidas as condições para aceitarmos o resultado da Mediação, que, repete-se, foi requerida por ambas as partes, estes 4 Sindicatos e SPdH.
O princípio da boa fé, previsto e concretizado na lei, foi, é e será sempre, respeitado por nós.

Na passada semana, fomos recebidos pelos Grupos Parlamentares do PCP e do PEV, onde apresentámos a situação que se vive na SPdH, e onde obtivemos da parte de ambos, total compreensão e até - a mesma - estupefação que todos os
outros Grupos Parlamentares demonstraram, à exceção do GP do Partido Socialista, que nem respondeu à nossa solicitação, lá saberão porquê...
Continuamos a aguardar conclusões das diligências inspectivas da ACT conforme nos foi comunicado pelo Gabinete de S/Exa. o Inspetor Geral do Trabalho, o que poderá acontecer a qualquer momento.
O honesto trabalho, demora a dar frutos, mas quando dá, são sólidos, saborosos e consequentes!!

Votos de um 2018 repleto de concretizações pessoais e profissionais!!!

Link para versão em PDF: Comunicado STHA, 12 de Janeiro 2018